Os conservadores da Nova Democracia e a esquerda radical Syriza continuam a discutir o primeiro lugar a duas semanas das legislativas gregas de 17 de junho, sem perspetiva de maioria absoluta, segundo as últimas sondagens divulgadas na Grécia.
Corpo do artigo
Duas destas sondagens publicadas hoje dão a vitória à ND, mas com uma margem inferior à margem de erro de 3,0 por cento, enquanto uma terceira dá um avanço de 6,0 pontos percentuais ao Syriza, que é o partido que registou a maior progressão na última semana.
As três sondagens indicam que, no total, a ND deverá obter entre 25,5 por cento e 26,5 por cento dos votos e o Syriza entre 23,6 por cento e 31,5 por cento dos votos.
No entanto, estes resultados forçam o vencedor a estabelecer alianças governamentais porque são necessários cerca de 38 por cento dos votos para conquistar uma maioria absoluta no parlamento de 300 deputados.
Aliado da ND antes das eleições de 6 de maio, que penalizaram os parceiros governamentais pela adoção de uma política de austeridade ditada pela UE e pelo FMI, os socialistas do PASOK estão segundo as sondagens em terceiro lugar com uma percentagem de votos a variar entre 9,9 por cento e 13,5 por cento.