O ministro da Economia grego admite que a banca possa abrir já segunda-feira, em caso de acordo. O limite de levantamento de 60 euros deverá manter-se.
Corpo do artigo
O controlo de capital impostos aos bancos da Grécia vai manter-se pelo menos por mais dois meses, anunciou este sánado ministro da Economia George Stathakis, dia em que os ministros das Finanças da zona euro estão reunidos em Bruxelas para discutir um novo pedido de resgate feito por Atenas.
Em declarações à estação de televisão grega Mega TV, Stathakis adiantou que os bancos podem reabrir já na próxima semana, se for alcançado um acordo com os credores, mas outras restrições aos levantamentos e exportação de divisas deverão manter-se.
A TSF foi procurar perceber de que forma estes limites estão a afectar, por exemplo, os abastecimentos.
Nick Malkoutzis, do jornal grego de referência Athimerini, afirma que já há rutura de alguns produtos como medicamentos, por exemplo.
Nick Malkoutzis explica que, no dia-a-dia, a limitação de levantamento de dinheiro tem um efeito bola de neve. O jornalista adianta que as pessoas estão muito cautelosas no que respeita a gastar o dinheiro que têm e isso tem impacto nas lojas, nos cafés e restaurantes.