Resolvido problema no controlo de tráfego aéreo do Reino Unido. Voos cancelados em Portugal
Pouco aviões descolaram de Heathrow nas últimas horas.
Corpo do artigo
Centenas de voos de e para o Reino Unido sofreram, esta segunda-feira, atrasos devido a uma falha informática em "toda a rede" de sistemas nacionais de controlo do tráfego aéreo. Alguns passageiros foram informados de que os seus voos podiam atrasar-se até 12 horas enquanto os engenheiros resolviam a falha.
Por volta das 15h32, os Nats, controladores do espaço aéreo britânico, anunciaram que o problema estava resolvido.
"Identificámos e resolvemos o problema técnico. Revelaremos mais sobre isso em breve", revelaram num novo comunicado citado pela BBC.
No site da ANA - Aeroportos de Portugal é possível perceber que há vários cancelamentos de voos nos aeroportos portugueses, de e para o Reino Unido. Por volta das 15h00 tinham sido cancelados cinco voos em Lisboa e quatro em Faro.
De acordo com os portais de localização de voos, poucos aviões puderam descolar de Heathrow, o aeroporto mais movimentado do Reino Unido, desde as 11h30.
"Estamos atualmente a enfrentar um problema técnico e aplicámos restrições ao fluxo de tráfego aéreo para manter a segurança. Os engenheiros estão a trabalhar para encontrar e corrigir a avaria. Pedimos desculpa por qualquer incómodo que isto possa causar", explicou um porta voz dos Nats, os controladores do espaço aéreo britânico, ao The Guardian.
Já um porta-voz do aeroporto de Heathrow afirmou que havia perturbações em voos por todo o Reino Unido.
"Aconselhamos os passageiros a informarem-se junto da sua companhia aérea sobre as últimas atualizações. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Nats e outros passageiros aeroportuários para minimizar o impacto que isto tem nos passageiros", aconselhou.
A British Airways informou os passageiros de que os seus voos estavam sujeitos a atrasos.
"Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Nats para compreender o impacto de um problema técnico que está a afetar o espaço aéreo do Reino Unido e manteremos os nossos clientes atualizados com as informações mais recentes", garantiu o porta-voz da companhia aérea britânica.
Por sua vez, a transportadora regional Loganair, sediada em Glasgow, também avisou os clientes, através do X (ex-Twitter), de que "houve uma falha nos sistemas informáticos de controlo do tráfego aéreo do Reino Unido esta manhã".
1696132337023570296
Notícia atualizada às 15h43