Copenhaga vai oferecer prémios aos turistas em troca de atitudes sustentáveis e amigas do ambiente
Andar de bicicleta ou de transportes públicos e recolher lixo nos parques são alguns dos comportamentos que vão ser premiados
Corpo do artigo
A cidade de Copenhaga, na Dinamarca, vai recompensar os turistas que adotem comportamentos amigos do ambiente. Os prémios incluem comida, experiências culturais ou excursões gratuitas. O projeto-piloto arranca esta segunda-feira e prolonga-se até 11 de agosto.
Os turistas que adotarem atitudes ecológicas, como andar de bicicleta, de transportes públicos ou recolher lixo nos parques, terão direito a um cocktail gratuito num terraço com vista para a cidade ou tempo extra num dos complexos de pistas de esqui. Já quem usar copos reciclados para beber café, terá direito a uma bebida gratuita em locais selecionados. Os visitantes que levem resíduos plásticos para o Museu Nacional de Arte da Dinamarca terão acesso a uma oficina onde poderão transformar o lixo numa obra de arte.
O programa, batizado de CopenPay, espera inspirar outras cidades europeias a promover o turismo sustentável. O município de Copenhaga explica que, em vez de serem vistos como um "fardo para o ambiente", os turistas devem ser transformados "numa força de mudança positiva".
Em comunicado, citado pelo jornal britânico The Guadian, a Visit Copenhagen, empresa responsável pelo turismo na capital dinamarquesa, quer “transformar gestos verdes em experiências culturais”. “O CopenPay vai recompensar ações como andar de bicicleta, participar em iniciativas de limpeza ou voluntariado em quintas urbanas com o acesso a uma vasta gama de experiências enriquecedoras. Isto inclui visitas guiadas gratuitas a museus, o aluguer gratuito de caiaques e até uma refeição vegetariana gratuita com produtos locais”, acrescenta.
Se o projeto-piloto for bem-sucedido, a cidade de Copenhaga pondera premiar os turistas que cheguem à cidade de comboio (em vez do avião). Os interessados em participar, podem conferir a lista das atrações turísticas que estão a oferecer recompensas em troca de comportamentos amigos do ambiente. Em 2014, Copenhaga foi eleita "Capital Verde Europeia". Nos últimos anos, a cidade tem sido considerada como "capital da sustentabilidade".
O CopenPay é lançado numa altura em que, um pouco por toda a Europa, cresce a preocupação com os impactos ambientais e sociais do turismo. Barcelona é uma das cidades que se encontra sobrecarregada, com a população a tomar medidas drásticas, como o fim do alojamento local até 2028, na tentativa de conter ou controlar o boom de viagens.
Já em Veneza, os turistas terão de pagar uma nova taxa diária de cinco euros, enquanto na cidade portuária de Dubrovnik, na Croácia, os visitantes foram recentemente instados a evitar o uso de malas com rodinhas ou a levantá-las quando são puxadas pelas ruas. Maiorca, Ibiza e outras ilhas Baleares introduziram restrições rígidas ao consumo de álcool.