A City de Londres, um dos maiores centros financeiros do Mundo, está em alerta máximo. Milhares de funcionários de vários bancos aguardam um enorme ataque informático que é, afinal, um teste.
Corpo do artigo
O sistema avariado, emails por abrir, caixas multibanco paradas, computadores em stand-by. O crash informático vai atingir em força os bancos em Londres durante todo o dia.
[youtube:T7g7OGQRCic]
Um cenário de jogos de guerra, num dos maiores exercícios do género a nível mundial.
A partir de uma única sala, uma equipa de especialistas vai bombardear os mercados, as empresas e bancos com falsos anúncios, ataques à bolsa, operações financeiras online e sobretudo operações de investimento bancário.
O objetivo é testar a capacidade de resposta do sistema financeiro de Londres a um ciberataque, que é cada vez mais uma ameaça séria nos dias de hoje.
O exercício com o nome de código "Waking Shark" vai envolver centenas de pessoas para ver, por exemplo, como os bancos garantem que continua a haver dinheiro nas caixas multibanco ou como as empresas comunicam entre elas, em caso de crash informático.
O teste coordenado pelo Banco de Inglaterra é o segundo este ano, depois de Nova Iorque ter feito um exercício semelhante.