Depois do reforço de sanções decidido ontem pelo Conselho de Segurança da ONU, a Coreia do Norte decidiu revogar o pacto de não agressão com a Coreia do Sul.
Corpo do artigo
A Coreia do Norte decidiu anular os pactos de não agressão com a vizinha Coreia do Sul.
O anúncio foi feito esta madrugada, horas depois de o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter aprovado novas sanções ao regime de Pyongyang, na sequência dos ensaios nucleares que o país tem realizado.
Através de um comunicado, o comité estatal norte coreano avisa que vai cortar de imediato as relações diplomáticas com o país vizinho. O acordo de não agressão foi assinado nos anos 50, depois da guerra entre as duas Coreias.
As novas sanções da ONU à Coreia do Norte impõem restrições a nível financeiro, com o objetivo de cortar as fontes de financiamento utilizadas por Pyongyang para desenvolver os seus programas militares e balísticos. As sanções preveem ainda colocar sob vigilância os diplomatas norte-coreanos.
Numa resposta à decisão do Conselho de Segurança, um general do exército Popular da Coreia do Norte acaba de garantir que o país tem (prontos para serem lançados) mísseis nucleares capazes de alcançar os Estados Unidos.
Este responsável afirmou ainda que as tropas norte-coreanas estão preparadas para a guerra, só precisam de receber uma ordem nesse sentido.