O líder norte-coreano reencontrou-se com o Presidente chinês, Xi Jinping, a semanas da aguardada cimeira com Donald Trump.
Corpo do artigo
A comunicação social chinesa referiu-se a esta deslocação como uma "visita surpresa" e a televisão pública da China mostrou Kim Jon-un e Xi Jinping a caminharem lado a lado num parque à beira mar na cidade de Dalian, na região nordeste da China, e a conversarem posteriormente à mesa.
Segundo a agência noticiosa Xinhua, os líderes estão reunidos desde segunda-feira.
É a segunda deslocação de Kim Jon-un à China em pouco mais de um mês. O líder norte-coreano esteve em Pequim em finais de março e encontrou-se nessa ocasião com Xi Jinping. Tratou-se da sua primeira visita a um país estrangeiro desde que assumiu a liderança do regime de Pyongyang em finais de 2011.
Esta nova visita demonstra os esforços de Pequim e de Pyongyang em dar um novo impulso às suas relações bilaterais, de acordo com as agências internacionais. O apoio da China às sanções económicas aprovadas no seio da ONU para tentar travar o programa nuclear norte-coreano abalou as relações entre os dois países.
Segundo vários especialistas, a China, um aliado histórico da Coreia do Norte, não deseja ficar marginalizada perante as recentes aproximações diplomáticas de Pyongyang com outros países.
Kim Jon-un encontrou-se com o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em finais de abril numa cimeira qualificada como histórica e prepara-se para reunir dentro de semanas, num encontro inédito, com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Após a minha primeira reunião com o camarada Presidente [Kim], as relações entre a China e a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) registaram progressos positivos, assim como a situação na península coreana. Estou feliz por isso", declarou Xi Jinping.
"São positivos os resultados da minha reunião histórica com o camarada secretário-geral (Xi)", disse o líder norte-coreano, segundo a mesma fonte.
Na segunda-feira, o diário sul-coreano Chosun Ilbo noticiou que a tão aguardada cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un vai realizar-se em meados de junho em Singapura.
Trump disse na sexta-feira que a data e o local do encontro já tinham sido definidos e que seriam anunciados em breve.