O regime norte-coreano lançou hoje, pelo terceiro dia consecutivo, um míssil de curto alcance no Mar do Japão, desde a sua costa oriental, informou hoje a agência Yonhap.
Corpo do artigo
A mesma fonte adiantou que este é o quinto míssil do género lançado pela Coreia do Norte na mesma zona nos últimos três dias, apesar das críticas de Seul e do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon no fim de semana.
A Coreia do Norte disparou no domingo um míssil de curto alcance na costa leste, aparentemente como parte de operações militares, e no sábado, Pyongyang já havia feito três lançamentos semelhantes.
Trata-se de mísseis de curto alcance, mas Washington e Seul temem que os ensaios de mísseis de médio alcance Musudan possam reavivar as tensões após o teste nuclear em fevereiro.
O Conselho de Segurança da ONU impôs uma série de sanções contra a Coreia do Norte em resposta ao lançamento de mísseis balísticos e testes nucleares realizados por Pyongyang.
A Coreia do Sul classificou os testes de «deploráveis» e «provocadores», enquanto o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon exortou Pyongyang a abster-se de quaisquer exercícios de mísseis.