Pyongyang e Washington têm mantido conversas secretas nos preparativos para a reunião entre Kim Jong Un e Donald Trump que acontece em maio.
Corpo do artigo
"Desnuclearização" é a palavra-chave. A Coreia Norte terá informado os Estados Unidos que pode discutir o fim do seu armamento nuclear quando os presidentes se reunirem no próximo mês de maio, num local ainda a definir.
"Os Estados Unidos confirmam que Kim Jong Un está preparada para discutir a desnuclearização da península coreana", disse um oficial norte-americano.
Esta garantia foi dada pela Agência Reuters, este domingo, em Washington, sob fonte anónima da administração norte-americana. Este oficial do governo de Donald Trump contou que a vontade de um possível acordo foi transmitida por Pyongyang, enquanto ambos os países têm mantido contacto na preparação do primeiro encontro diplomático de sempre entre Coreia do Norte e Estados Unidos.
Anteriormente, a administração norte-coreana já tinha garantido à vizinha Coreia do Sul que estava disposta a discutir o fim das armas nucleares na região, algo que chegar a entendimento quando as Coreias se reunirem no final de abril. Agora, a mesma intenção foi transmitida aos norte-americanos que reúnem-se pouco depois, em maio.
Entretanto, a Coreia do Norte mantém-se em silêncio.