A Coreia do Norte reafirma-se disponível para falar com o Sul. Votos renovados na mensagem de Ano Novo do líder norte-coreano.
Corpo do artigo
Tal como todos os anos, a Coreia do Norte afirma-se disponível para falar com Seul. Na mensagem de ano novo, Kim Jong Un disse estar disposto a negociar com a Coreia do Sul.
O líder norte-coreano colocou, no entanto, duas condições: é preciso que o interlocutor do sul defenda a paz e a unificação da Península Coreana.
Este ano, o discurso foi menos otimista do que no passado, quando Kim Jong Un convidou os vizinhos do sul a iniciarem um diálogo ao mais alto nível.
Pyongyang e Seul têm mantido, nos últimos meses, encontros de alto nível para aproximar posições, depois do acordo firmado a 25 de agosto.
As reuniões terminaram, no entanto, sem resultados concretos e sem uma data para uma nova ronda de conversações. Há 3 dias morreu o homem responsável norte-coreano pelas conversas.
Quanto à vida dos norte-coreanos, Kim Jong Un garantiu que o aumento da qualidade de vida da população é a principal prioridade para este ano.