
María Corina Machado na Casa Branca
Créditos: Jum Lo Scalzo/EPA
Corina Machado chegou à Casa Branca esta quinta-feira à tarde para um almoço com Donald Trump. O Instituto Nobel sublinha que "uma medalha pode mudar de dono, mas o título de laureado com o Prémio Nobel da Paz não"
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, ofereceu a sua medalha do Prémio Nobel da Paz ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que esta quinta-feira a recebeu na Casa Branca.
A informação foi revelada pela própria a um correspondente da Skynews nos Estados Unidos. Não ficou claro, no entanto, se Donald Trump aceitou a medalha.
Também esta quinta-feira o Instituto Nobel escreveu na rede social X (antigo Twitter) que "uma medalha pode mudar de dono, mas o título de laureado com o Prémio Nobel da Paz não".
"A verdade permanece. Uma vez anunciado, o Prémio Nobel não pode ser revogado, partilhado ou transferido para terceiros. A decisão é final e irrevogável", lê-se.
Corina Machado chegou à Casa Branca esta quinta-feira à tarde para um almoço com Donald Trump, menos de duas semanas após os Estados Unidos terem capturado Nicolás Maduro durante uma operação militar na Venezuela, que resultou na detenção e na transferência do líder chavista e da sua mulher, Cilia Flores, para Nova Iorque. Os dois são acusados de quatro crimes federais, incluindo de conspiração para narcoterrorismo.
"Contamos com o Presidente Trump para a liberdade da Venezuela", declarou Corina Machado, após deixar a reunião com o líder norte-americano. A Casa Branca, por sua vez, já fez saber que o Presidente dos Estados Unidos mantém a opinião de que María Corina Machado não tem apoio suficiente no país para liderar uma transição na Venezuela.
