O objetivo da corrente humana, que teve participações a título individual, mas também de associações e partidos, é defender a independência da região.
Corpo do artigo
Uma corrente humana para reivindicar o direito dos bascos a decidirem o destino da sua região juntou hoje 100 mil pessoas, ao longo de 123 quilómetros, entre Durango, na Biscaia, e Pamplona, no norte de Espanha.
O grupo "Gure Esku Dago" ("Está nas nossas mãos"), que organizou esta iniciativa, confirmou à agência noticiosa EFE que a corrente humana estava formada cerca das 12:30 locais (11:30 em Lisboa).
O objetivo da corrente humana, que teve participações a título individual, mas também de associações e partidos, é defender a independência desta região situada junto aos Pirenéus.
Mais de 900 autocarros partiram às primeiras horas do dia de diferentes municípios do País Basco e de Navarra para transportar as pessoas inscritas no evento aos pontos já definidos no percurso.
Desde as 10:00 locais, os participantes foram procurando os seus lugares, marcados na estrada, e tornando-se um elo da corrente.
Num ambiente festivo, as pessoas, muitas vestidas com camisolas desenhadas pela organização, aguardaram no seu lugar, enquanto proclamavam: «somos uma nação, temos direito a decidir, é o momento da cidadania».