
Michel Euler/EPA
O primeiro-ministro está em Paris para uma reunião com o presidente francês. Os temas europeus são os pontos fortes deste curto encontro entre António Costa e Emmanuel Macron.
Corpo do artigo
É a terceira vez que se encontram a título oficial. O primeiro encontro foi na Cimeira da Nato. O segundo numa reunião do Conselho Europeu. Mas esta é a primeira vez que António Costa e Emmanuel Macron têm oportunidade para uma reunião bilateral.
TSF\audio\2017\07\noticias\28\joao_francisco_guerreiro_costa_e_macron_paris
Os dois líderes europeus almoçam no Palácio do Eliseu, para tratar de questões de interesse comum, nomeadamente a nível europeu. O debate sobre o futuro da Europa é a razão deste encontro.
De acordo com uma nota do Governo, o primeiro-ministro António Costa colocou na agenda do almoço o debate sobre a reforma da União Económica e Monetária.
Este é um tema que Portugal tem assumido como prioritário na agenda europeia e tem vindo a defender o lançamento da união bancária como uma necessidade imperiosa.
Ao final da manhã, António Costa e Emmanuel Macron sentam-se à mesma mesa para procurar pontos comuns nestes temas.
O almoço tem a duração de uma hora e acontece entre o final de uma reunião do conselho de ministros francês e os encontros que Macron tem agendados para a tarde, entre os quais uma reunião com o ministro das Finanças, Bruno Le Maire e outro com o embaixador de França nos Estados Unidos.