O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que o ex-primeiro-ministro tem "perfil europeu".
Corpo do artigo
O Governo não vai opor-se a uma eventual candidatura de António Costa a um cargo europeu depois das eleições europeias que estão agendadas para 9 de junho. A garantia foi deixada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, em entrevista à CNN Portugal. O chefe da diplomacia considerou que o ex-primeiro-ministro tem perfil europeu.
“É evidente que o primeiro-ministro António Costa teve sempre um grande interesse pelos assuntos europeus. Eu acho que esse perfil - não é o único que tem – mas com certeza que tem”, afirmou Paulo Rangel à CNN Portugal.
"Se a questão se puser e quando se puser - essa questão só se vai pôr a seguir às eleições europeias -, eu não tenho dúvidas que o Governo português tomará uma posição sobre isso, e com certeza que não será uma posição negativa”, acrescentou.
António Costa tem sido apontado repetidamente como possível presidente do Conselho Europeu.
As presidências da Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho Europeu são negociados após as eleições europeias, e distribuídos entre os grupos políticos mais votados.