Cria de baleia-corcunda foi encontrada a 15 metros da praia na ilha de Marajó.
Corpo do artigo
Uma cria de baleia foi encontrada morta em Soure, na ilha de Marajó, em plena floresta Amazónica.
O animal com oito metros de comprimento e cerca de um ano de idade não apresentava quaisquer ferimentos. Foi descoberto num local coberto por vegetação e rodeado de árvores, a cerca de 15 metros da praia.
No Facebook, os investigadores do Bicho D"água, uma associação ambientalista ligada à Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazónia, escrevem que este pode não ser o mistério que aparenta.
"Devido às macromarés comuns na Costa Norte do Brasil, é totalmente compreensível que uma carcaça vá parar dentro do manguezal", explicam.
A cria de baleia-corcunda (Megaptera novaeangliae) já devia estar morta e pode ter ficado encalhada em terra depois de uma maré especialmente alta ter chegado à zona mais densa da floresta.
Para a bióloga Renata Emin, a grande interrogação é o que fazia uma baleia desta espécie na costa norte do Brasil no mês de fevereiro.
"É inusitado", disse a especialista ao jornal Globo. As baleias-corcundas costumam ficar de agosto a novembro na zona da Bahia para se reproduzirem e depois migram para a Antártida à procura de alimento.
Um grupo de biólogos recolheu amostras da carcaça e vai ser feita uma necropsia para tentar determinar como morreu a baleia.