O Presidente francês, François Hollande, afirmou hoje em Oslo que a crise na zona euro «ficou para trás» e sublinhou todos os esforços para «resolver os problemas».
Corpo do artigo
«A crise da zona euro, já disse isto, ficou para trás. Demos à Grécia os fundos que esperava, em Espanha permitimos ajuda ao setor bancário e em Itália, apesar da incerteza política, estou certo que os italianos vão dar a resposta adequada», afirmou Hollande aos jornalistas.
«Então o que temos a fazer já não é simplesmente sair da crise da zona euro, isto está feito», acrescentou, após a entrega do Nobel da Paz à União Europeia.
Hollande afirmou que há seis meses que está a trabalhar para resolver os problemas e «agora é preciso crescimento, emprego e dar confiança aos jovens».
Questionado sobre a Itália, onde o primeiro-ministro, Mario Monti, anunciou que se vai demitir, estando previstas eleições legislativas antecipadas para 2013, Hollande mostrou-se otimista.
«Estou convencido que o que se passou vai permitir à Itália encontrar um Governo estável após as eleições de fevereiro. Vi em Monti não o desânimo, mas a vontade de um compromisso com o país», indicou.
«Sobre o lugar que quer ocupar, não sei, não me cabe a mim dizer, mas acho-o mobilizado», afirmou ainda a propósito do primeiro-ministro italiano.