O New York Times publicou um artigo sobre a sesta em Espanha, perguntando se não seria tempo dos espanhóis «acertarem o relógio» para um horário das 9 às 17.
Corpo do artigo
Espanha, sestas e jantares e às dez da noite - é a imagem que fica do artigo do jornal norte-americano ("Spain, Land of 10 P.M. Dinners, Asks if It"s Time to Reset Clock'").
O jornalista Jim Yardley explica que quando na generalidade da Europa as pessoas se preparam para ir dormir, em Espanha janta-se. E começa aí o horário nobre nas televisões.
No artigo ouve-se dizer que comer e dormir a outras horas fazem parte da identidade espanhola mas o jornalista também lembra que «cerca de um quarto da população espanhola vê televisão entre a meia noite e a uma da manhã».
A crise económica deve obrigar a Espanha a ser mais produtiva e a adotar um horário mais 'normal', o que poria em causa a tradicional sesta de fim de almoço e levaria a adotar um horário das nove da manhã às cinco da tarde.
O artigo teve muito impacto e suscitou muitas reações nomeadamente na comunicação social (entre outros exemplos possíveis).