Buscas por crocodilo no Douro. Especialista atribui vestígios encontrados a lontra
Autoridades espanholas prosseguem buscas pelo réptil, que se adapta facilmente a novos habitats.
Corpo do artigo
Um especialista que está a colaborar com as autoridades espanholas nas buscas por um crocodilo na confluência do rio Pisuerga com o rio Douro, em Valladolid, descartou a hipótese de os vestígios encontrados pertencerem ao réptil.
Em declarações aos jornalistas, Fernando Gómez, especialista em animais selvagens da Associação Chelonia, considera que os vestígios encontrados, restos de peixe e ninhos, podem, afinal, pertencer a uma lontra.
Ainda assim, como relata o El País, os trabalhos no terreno, que decorrem desde sábado, vão continuar até haver evidências sobre a presença de um crocodilo do Nilo no rio. Os especialistas da Associação Chelonia vão continuar a colaborar com a Guardia Civil.
12288866
Pelo menos quatro pessoas garantem ter visto um crocodilo do Nilo entre o rio Pisuerga e o rio Douro, na zona de Simancas. As autoridades levaram os relatos a sério, devido ao perigo que o animal selvagem representa para a população.
A Polícia Local de Simancas colocou a hipótese de o réptil, que pode chegar a medir quatro metros e pesar uma tonelada, ter escapado de uma casa nas imediações do rio.
Dezenas de agentes das autoridades locais foram mobilizados para as buscas, que envolveram barcos e drones, para procurar o animal.
12287766