Crónica Acontece no Brasil. Homem sem filhos é preso por não pagar pensão aos filhos
Gustavo Lopes, 20 anos, passou a noite numa cela com mais 22 detidos por culpa de erro grosseiro da justiça no Brasil
Corpo do artigo
Gustavo Lopes estava sozinho quando a polícia invadiu a sua casa e o levou para a esquadra. A acusação? Um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentar ao filho. Não bastou a Gustavo, de 20 anos, explicar que não tinha filhos.
Levado à esquadra para a audiência de custódia acabou preso na noite de 28 para 29 de janeiro.
Segundo entrevista do próprio ao jornal Metrópoles, o rapaz dividiu uma cela com mais 22 detidos, com idades entre os 25 e os 60 anos, sem conseguir avisar a família do que se passava.
A mãe, Jane Santana, que saiu sem o telemóvel, só viu as mensagens já Gustavo estava detido.
O processo de Gustavo, que é vendedor e mora em Taguatinga, cidade nos arredores de Brasília, teve origem na cidade de São Paulo em 2017, tinha o acusado meros 12 anos, e passou para Igarapé, cidade no estado de Minas Gerais, lugares pelos quais ele jamais passou.
O advogado Marco Barbosa, entretanto contratado pela mãe de Gustavo, disse que não há nenhuma referência ao seu cliente no processo, razão pela qual não entende sequer o erro da justiça do Brasil. “Parece mais uma fraude”, disse o jurista.
Agora, Gustavo, que, repita-se, não tem filhos, e Jane, que, sublinhe-se, não tem netos e teve de pedir um empréstimo bancário para pagar ao advogado, exigem uma indemnização do estado por danos morais.
