Cruz Vermelha recebe 120 barras de ouro perdidas num comboio suíço há quatro anos
A doação está avaliada em 209 mil euros.
Corpo do artigo
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) vai receber 120 barras de ouro encontradas num comboio na Suíça há quatro anos. O dono das barras nunca as reivindicou, de acordo com as autoridades locais.
Em outubro de 2019, um controlador ferroviário encontrou um saco de plástico perdido num comboio que fazia a travessia entre St. Gallen e Lucerna. No saco estava um pacote branco com uma mensagem: "Envio de objetos de valor para o CICV."
O pacote, por sua vez, continha as tais 120 barras de ouro, com um peso total de 3,7kg. Tendo em conta a cotação atual, a doação dirigida à cruz vermelha está avaliada em 226 mil dólares, ou seja, 209 mil euros.
A polícia suíça conduziu uma longa investigação, mas não conseguiu identificar o proprietário do ouro, nem encontrar indícios de atividades criminosas.
"Como o ouro estava num pacote dirigido ao CICV, podemos presumir que o proprietário desconhecido queria entregá-lo a essa organização", afirmou o Ministério Público da Suíça.
A Cruz Vermelha agradeceu a "generosa doação", numa altura em que atravessa uma situação financeira delicada por causa da inflação e da queda nas doações, devido aos esforços dedicados por esta entidade à Ucrânia.
O CICV lembrou, no entanto, que prefere receber doações pelos canais tradicionais, em vez de um pacote abandonado num comboio.