O grupo extremista recuperou às forças do regime sírio o controlo total de Boukamal, uma cidade estratégica no leste da Síria próxima da fronteira iraquiana.
Corpo do artigo
"O Estado Islâmico (EI) recuperou totalmente Boukamal. As forças do regime e as milícias aliadas encontram-se agora a um ou dois quilómetros da periferia da cidade", disse o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahmane.
Na quinta-feira, as forças do regime de Bashar al-Assad, apoiadas pela aviação russa, anunciaram ter conquistado Boukamal, a última cidade do país nas mãos do Daesh. A ofensiva do regime sírio em Boukamal é realizada também por milicianos iraquianos, combatentes do movimento xiita libanês Hezbollah e Guardas da Revolução iranianos, segundo o observatório.
Mas os jihadistas recuperam a totalidade da cidade hoje através de "emboscadas e de atentados com carros armadilhados, assim como ataques à bomba", indicou Rahmane.
Segundo o diretor do OSDH, o Daesh fez crer às forças pró-regime que tinham conseguido o controlo da cidade para depois as poder atacar melhor.