A S íria saudou hoje a visita do emissário da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, prevista para 10 de março e anunciou que autoriza a presença no país da responsável pelas operações humanitárias da ONU, Valerie Amos.
Corpo do artigo
«A Síria saúda a visita de Kofi Annan, emissário do secretário-geral da ONU», Ban Ki-moon, indicou a televisão estatal, citando um responsável que falava sob anonimato.
Annan vai a Damasco a 10 de março, indicou hoje o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi.
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros palestiniano Nasser al-Qudwa, adjunto de Annan, vai acompanhá-lo nesta primeira missão na Síria.
«A Síria aprovou a visita da responsável pelas operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, que chegará a Damasco na quarta-feira à noite», indicou também a televisão.
Valerie Amos tinha anunciado pouco antes que estaria na Síria a partir de quarta-feira para tentar conseguir o acesso "sem entraves" das organizações humanitárias.
«As autoridades sírias confirmaram que posso visitar a Síria esta semana. Chegarei a Damasco na quarta-feira dia 07 e partirei na sexta-feira dia 09», disse Amos em comunicado.
A contestação ao regime de Bashar al-Assad começou há um ano e desde então mais de 7.500 pessoas foram mortas devido à violência associada à repressão, segundo a ONU.