Das piadas ao jejum. Veja os momentos mais insólitos da campanha eleitoral no Brasil
Há um candidato a jejuar e a orar em cima de um monte, um humorista a imitar os candidatos e um ator a ser 'linchado' por uma piada. Na campanha eleitoral para as presidenciais do Brasil a realidade chega mesmo a ultrapassar a ficção.
Corpo do artigo
A revolta e o riso andam muitas vezes de mão dada. Prova disso é a campanha para as eleições presidenciais do Brasil, onde - para lá da tensão, da instabilidade e dos discursos inflamados - também há espaço para o humor. É caso para dizer: qualquer semelhança com a realidade é pura... realidade.
O exército de t-shirt verde
Quando lhe falam em centenas de pessoas alinhadas, vestidas de igual, a cantar o hino nacional, a palavra que lhe vem imediatamente à cabeça é, muito provavelmente, "exército". Mas não é o caso. O vídeo abaixo mostra o dono da loja de retalho brasileira Havan a dar uma palestra de cerca de 40 minutos aos funcionários da loja.
Os empregados, enfileirados numa espécie de formatura, são chamados (ou coagidos) a votar em Jair Bolsonaro.
https://www.facebook.com/rolando.malvasio/videos/2244636605546923/
O empresário chega mesmo a dizer aos trabalhadores que, caso Bolsonaro não vença as eleições, o futuro da loja e de quem lá trabalha está em risco.
Quem não achou piada ao vídeo foi a Justiça brasileira, que proibiu o proprietário da loja de fazer campanha política junto dos funcionários.
Jejuar, orar, votar
Enquanto a maior parte dos candidatos se desdobravam em ações de campanha junto da população brasileira, o candidato do partido Patriota decidiu fazer um retiro "nos montes". Cabo Daciolo anunciou um período de orações e jejum para rezar pelo Brasil e pelo candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado durante uma atividade campanha em Juiz de Fora.
OgNboq9c-fI
Durante 21 dias, Daciolo jejuou e rezou, mas não se afastou das tecnologias e partilhou as suas reflexões nas redes sociais.
"Fake news" e o desmentido
Os portugueses conhecem o rosto de Patrícia Pilar das telenovelas importadas do Brasil, mas a imagem da atriz que foi casada com o candidato Ciro Gomes tem circulado nas redes sociais num meme com a frase "Gente, eu nunca fui casada com o Bolsonaro, quem me batia era o Ciro Gomes". As acusações foram, entretanto, desmentidas pela própria que manifestou apoio ao candidato do Partido Democrático Trabalhista.
https://www.instagram.com/p/Bn7fpdUAlS0/?utm_source=ig_web_copy_link
Atenção: isto é humor!
Entre as dores que um humorista pode sofrer, uma das piores será ter que explicar uma piada. Foi o que aconteceu ao ator Alexandre Nero quando reagiu, com um vídeo satírico, ao apoio de Madonna ao movimento #elenão, uma iniciativa que incentiva os brasileiros a não votarem em Bolsonaro.
https://www.instagram.com/p/BoRfZfQgvS3/?utm_source=ig_web_copy_link
No vídeo partilhado na sua página oficial de Instagram, Nero insulta Madonna, imitando e satirizando a postura dos eleitores mais fervorosos do candidato do PSL. Muitos dos internautas não perceberam a mensagem e levaram o humor muito a sério, o que obrigou o ator a prestar esclarecimentos e a alterar a legenda da publicação.
Como ser um candidato: o tutorial
Se Alexandre Nero imitou os apoiantes do PSL, Marcelo Adnet preferiu fazer a caricatura do próprio Bolsonaro, bem como dos outros candidatos. Numa série de vídeos do jornal O Globo, o humorista faz "tutoriais" onde imita os trejeitos, as ideias e a personalidade dos protagonistas da corrida eleitoral.
nyFoEuc9v1Q
O vídeo acima mostra o tutorial de Jair Bolsonaro. Pode ver as restantes imitações aqui.