2020 seria o ano do tema único, o ano das alterações climáticas, mas o presidente dos Estados Unidos não gostou da ideia.
Corpo do artigo
Temas como os sistemas de saúde, consumo ou economia digital foram acrescentados aos painéis de debate em Davos, mas todos estão a ser analisados na perspetiva da sustentabilidade ambiental.
Donald Trump chegou atrasado e durante meia hora dedicou se ao elogio das politicas que tem seguido. A melhor economia de sempre, o mais baixo desemprego da História ou os mais vantajosos acordos comerciais foram algumas das vitorias reclamadas pelo presidente norte-americano. Trump não conseguiu no entanto escapar a emergência climática.
TSF\audio\2020\01\noticias\21\margarida_serra_13h
Antes, a audiência tinha escutado o fundador do Fórum Económico Mundial defender que o mundo enfrenta uma situação de emergência. Klaus Schwab considera que o tempo esta a esgotar se, "não queremos ter de enfrentar a continua desintegração da politica e economia. Não queremos chegar ao ponto de não retorno quanto as alterações climáticas."
A presidente da Suíça tem a mesma opinião. Simonetta Summaruga apresentou um pequeno vídeo sobre as abelhas para mostrar que a ação humana pode ser devastadora para o meio ambiente. A chefe de estado deu razão ao secretario geral da ONU quando este diz que corremos contra o tempo. "O mundo está a arder. Vemos a floresta ser destruída na Amazónia e os incêndios na Austrália, as consequências para os humanos e para a natureza são desastrosas."
Pouco depois era a vez de Donald Trump subir ao palco e apelidar de profetas da desgraça todos os que falam de emergência climática. O presidente dos Estados Unidos deu o exemplo de alertas anteriores "nos anos 60 previram um problema de população a mais. Nos anos 70 falaram de fome e na década de 90 íamos assistir ao fim do petróleo. Estes alarmistas querem sempre o mesmo poder absoluto para dominarem, transformar e controlar cada aspeto da nossa vida."
Trump diz acreditar que com as politicas que segue os Estados Unidos tem o ar e agua potável mais puros do mundo e prometeu que não vai deixar os socialista radicais destruírem os Estados Unidos ou erradicarem a liberdade por causa do ambiente.