Uma conversa de mais de uma hora entre os Presidentes da Rússia e dos Estados Unidos passou por temas como um novo acordo nuclear, a Venezuela e a desnuclearização da Coreia do Norte. A possibilidade de um novo acordo entre Rússia, China e Estados Unidos esteve também em pauta.
Corpo do artigo
Donald Trump e Vladimir Putin falaram ao telefone na tarde desta sexta-feira. A conversa durou cerca de uma hora e passou por temas como um novo acordo nuclear, a situação política na Venezuela e a desnuclearização da Coreia do Norte.
O anúncio foi feito pela porta-voz da Casa Branca, que sublinhou ainda que a China também foi falada no âmbito de um acordo nuclear mais alargado. Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, disse aos jornalistas que Trump e Putin falaram sobre a possibilidade de um novo acordo nuclear multilateral entre os Estados Unidos, Rússia e China, ou uma extensão do atual tratado nuclear estratégico EUA-Rússia.
A conversa de mais de uma hora abordou brevemente a investigação do advogado especial Robert Mueller sobre a interferência da Rússia na campanha presidencial dos EUA em 2016. Segundo a agência Reuters, Sarah Sanders acrescentou que a questão foi discutida no contexto em que a investigação terminou.
"Eles discutiram o comércio e o facto de este ter aumentado entre os dois países desde que o presidente assumiu o poder. Falaram também sobre a Coreia do Norte, sobre a Ucrânia e a Venezuela - uma conversa positiva geral", finalizou.