Decisão do tribunal europeu é "política" e destina-se a "influenciar" aprovação do acordo do Brexit
Esta terça-feira, o parlamento britânico vota o acordo para a saída do Reino Unido da UE. José Pedro Teixeira Fernandes, especialista do IPRI, considera que o tribunal europeu pretende condicionar a aprovação do documento.
Corpo do artigo
O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) decretou, esta segunda-feira que o Reino Unido pode desistir, unilateralmente, do Brexit, sem precisar do consentimento dos outros Estados-membros. Uma decisão judicial que é, na realidade, política? José Pedro Teixeira Fernandes não tem dúvidas.
Ouvido pela TSF, o investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) fala numa decisão "eminentemente política".
A opinião do especialista é reforçada pelo momento em que esta decisão é conhecida: a véspera da votação do acordo para o Brexit, conseguido pelo Governo de Theresa May, no parlamento britânico.
"O próprio timing é as 8h00 do dia anterior à votação no parlamento britânico. Claramente, é para influenciar a decisão política no Reino Unido", defende José Pedro Teixeira Fernandes.
TSF\audio\2018\12\noticias\10\jose_pedro_teixeira_fernandes_e_uma_decisao_politica
A primeira-ministra britânica tem enfrentado uma forte oposição no parlamento ao acordo para o Brexit a que chegou com a União Europeia, havendo expectativas de que o mesmo seja chumbado em assembleia, esta terça-feira.
Mas embora esta sentença abra ao parlamento britânico outras saídas para o processo do Brexit, Theresa May já afirmou várias vezes que o seu Governo não irá reverter a decisão de sair da União Europeia.
Na opinião do investigador do IPRI, nem a visão da própria União Europeia se inscreve nesta decisão do Tribunal de Justiça europeu.
"As próprias instituições da União Europeia não se reveem muito nesta decisão, porque consideram que o processo só deveria ser revogado com o mútuo consentimento", explica José Pedro Teixeira Fernandes.
TSF\audio\2018\12\noticias\10\jose_pedro_teixeira_fernandes_eu_n_se_reve_na_decisao
O prazo-limite para a saída do Reino Unido da União Europeia é a 29 de março de 2019.