Declarado estado de emergência em Los Angeles: incêndios obrigam à retirada de 30 mil pessoas
Os meteorologistas alertaram que o pior ainda pode estar para acontecer, com a previsão de que a tempestade de vento se mantenha no sul do Estado da Califórnia durante dias, produzindo rajadas isoladas que podem atingir os 160 quilómetros por hora
Corpo do artigo
Los Angeles declarou estado de emergência na sequência dos violentos incêndios que já devastaram quase três mil hectares de terreno. Quase 30 mil pessoas foram retiradas e mais de 180 mil estão sem energia. É esperado que este cenário, já crítico, continue a piorar.
Em declarações ao canal de televisão ABC, Sheila Kelliher, comandante do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, adianta que as chamas começaram na Pacific Palisades, no oeste de Los Angeles, onde os residentes receberam ordem de evacuação.
"A atual ordem de retirada é enorme. Há 30 mil pessoas nesta área de Palisades e todos receberam ordem para sair. É critico, porque este fogo é dirigido pelo vento e ainda não vimos o pior do vento. O pico será esta noite, mas o importante é sair cedo. Isso ajuda-nos mesmo", afirma.
A comandante do Corpo de Bombeiros de Los Angeles refere ainda que o vento e o terreno têm dificultado o combate às chamas.
"Não só o terreno é muito inclinado e é difícil chegar, mas a forma como o vento chicoteia estes desfiladeiros e passagens é incrivelmente perigoso. O vento pode mudar a qualquer momento e o fogo também. Outra coisa que é extremamente perigoso é como as achas podem ser atiradas e chegar muito longe por causa do vento. Por isso, temos as mãos cheias. É como a força do vento de um furacão, é desafiador", sublinha.
Os meteorologistas alertaram que o pior ainda pode estar para acontecer, com a previsão de que a tempestade de vento se mantenha no sul do Estado da Califórnia durante dias, produzindo rajadas isoladas que podem atingir os 160 quilómetros por hora (km/h).
Os ventos já derrubavam árvores e resultam em riscos extremos para os incêndios florestais, para áreas que não registavam chuvas substanciais há meses.
O ator James Woods publicou imagens de chamas a queimar arbustos e a passar por palmeiras numa colina perto da sua casa em Pacific Palisades.
"Parado na minha garagem, a preparar-me para retirar", frisou Woods, no pequeno vídeo publicado na rede social X.
Partes da Interstate 10 e da pitoresca Pacific Coast Highway foram encerradas a todo o trânsito automóvel não essencial para ajudar nos esforços de evacuação. Mas outras estradas foram bloqueadas.
O tempo instável fez com que o Presidente Joe Biden cancelasse os planos de viajar para o interior do condado de Riverside, na Califórnia, onde anunciaria a criação de dois novos monumentos nacionais no Estado. Em vez disso, Biden fará declarações desde Los Angeles.
A Amazon e a MGM Studios cancelaram a estreia do novo filme de Jennifer Lopez, "Unstoppable", devido aos incêndios e aos ventos fortes.
Os recentes ventos secos contribuíram para temperaturas mais elevadas do que a média no sul da Califórnia, onde tem havido muito pouca chuva até agora nesta temporada.
O sul da Califórnia não registou mais de 0,25 centímetros de chuva desde o início de maio.
Grande parte da região caiu em condições de seca moderada, de acordo com o Monitor de Secas dos EUA. Entretanto, no norte, ocorreram várias tempestades torrenciais.
