O ministro das Finanças demitiu-se do cargo em desacordo com Boris Johnson. O primeiro-ministro já escolheu o sucessor, é Rishi Sunak, um membro da equipa de Sajid Javid.
Corpo do artigo
Há uma remodelação em curso no Governo britânico: sete ministros já abandonaram os cargos. A saída mais inesperada foi a do ministro das Finanças. Sajid Javid demitiu-se depois de Boris Johnson lhe ter dito que só podia continuar se demitisse toda a equipa. O primeiro-ministro já encontrou o sucessor. A escolha recaiu em Rishi Sunak, um membro da equipa de Javid.
O novo ministro da economia também já foi escolhido. Alok Sharma, antigo secretário do desenvolvimento foi promovido. Ele substitui Andrea Leadsom. Alok Sharma vai acumular a pasta da economia com as negociações internacionais sobre a emergência climática.
Julian Smith, ministro para a Irlanda do Norte foi o primeiro a ser demitido, esta manhã em Downing Street. Pouco depois ele próprio confirmou através do Twitter que tinha sido afastado.
1227885175956234241
O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, já elogiou publicamente o trabalho de Julian Smith dizendo que em 8 meses ajudou a estabelecer o acordo que permite que não seja criada qualquer fronteira formal entre as duas irlandas. Esse era o maior receio dos irlandeses em relação ao Brexit. Leo Varadkar define Smith como um dos melhores políticos britânicos dos nossos tempos.
TSF\audio\2020\02\noticias\13\bernardo_ivo_cruz_2_desafios_dificei
Esta manhã foram ainda afastados - Theresa Villiers, ministra do ambiente; George Freeman, ministro dos transportes; Esther McVey, ministra da habitação; Chris Skidmore, ministro do ensino superior.
Também o Procurador-Geral foi demitido. Geoffrey Cox esteve esta manhã na residência oficial do primeiro-ministro onde entregou a carta de demissão. Uma carta em que diz que abandona o cargo a pedido de Boris Johnson.
Cox publicou a carta no Twitter.
1227901241923186688