Depois do chumbo inédito, Itália pode vir a pagar multa histórica se não alterar Orçamento
A Comissão Europeia alertou a Itália para a necessidade de reduzir o défice para evitar sanções pesadas no início do próximo ano. Resposta do Governo italiano? O Orçamento é feito em Roma.
Corpo do artigo
Depois de Bruxelas ter chumbado a primeira versão do Orçamento do Estado de Itália, o governo do país prepara-se para reenviar um documento idêntico ao que a Comissão Europeia recusou.
O novo orçamento está praticamente inalterado e o mais provável é que seja rejeitado. A confirmar-se, este será um acontecimento histórico, porque seria a primeira vez que Bruxelas aplicaria multas de milhares de milhões de euros a um país membro fundador, como explica o The New York Times.
A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010.
A Comissão Europeia alertou a Itália para a necessidade de reduzir o défice para evitar sanções pesadas no início do próximo ano.
Ainda assim o governo de Itália apresentou um orçamento com um défice previsto de 2,4%, um número considerado demasiado elevado para um país cuja dívida total do governo é igual a 131% do Produto Interno Bruto, mais do que o dobro do limite da zona do euro.