Depois do frio polar, a primavera chega mais cedo. Pelo menos assim prevê a marmota
Este ano, os meteorologistas e a marmota Phil parecem estar de acordo: o pior do inverno chegou ao fim nos EUA. Depois das temperaturas terem chegado aos 30 graus negativos, com os termómetros pouco abaixo de zero já parece primavera.
Corpo do artigo
É uma tradição com 133 anos, mas este ano especialmente aguardada. Depois do frio polar que assolou os Estados Unidos, quando a marmota Phil previu que a primavera vai chegar mais cedo este ano a festa não podia ser maior.
Diz a superstição que se a marmota da localidade de Punxsutawney sair da sua toca e vir a sua sombra o inverno ainda dura mais seis semanas. Se não estiver sol e o animal não vir a sombra é sinal de que a primavera se vai antecipar.
Esta sábado Phil lá saiu da toca perante centenas de espetadores e não viu a sombra. "Podem tirar os fatos de banho"
A marmota prevê quase sempre que o inverno se vai prolongar (85% das vezes), mas não é muito fiável: até agora só acertou 40% das vezes.
O certo é que a vaga de frio polar começou esta sexta-feira a abrandar, depois de sucessivos recordes de temperaturas mínimas, 21 mortes e dezenas de casos de congelamento das extremidades, especialmente entre pessoas sem-abrigo.
Os meteorologistas esperam que as temperaturas subam até aos 26 graus celsius em algumas regiões dos Estados Unidos nos próximos dias.
As temperaturas na região Centro-Oeste dos Estados Unidos devem começar a subir porque o "ar frio vai ser empurrado para o Canadá", disse Bob Smerbeck, meteorologista sénior da Accuweather à agência Reuters.
"Já parece primavera", disse à mesma agência um viajante que voltava do centro financeiro de Chicago para casa e que usava apenas uma sweatshirt. Os termómetros chegaram a registar 30 graus celsius negativos em Chicago, mas esta sexta-feira estão apenas menos 5.5ºC.