A app de propaganda criada pelo Partido Comunista chinês encabeça o top de downloads no país.
Corpo do artigo
Longe vai o tempo em que a educação ideológica da sociedade chinesa dependia de um pequeno livro vermelho. O atual presidente chinês trouxe a propaganda para o século XXI e criou uma aplicação para smartphones.
Chama-se Study (Xi) Strong Country, foi produzida pelo Partido Comunista, e é agora a app com mais downloads da China. Em grande parte porque o presidente Xi Jinping ordenou a todos os membros do partido, cerca de 90 milhões, que a tivessem nos seus telemóveis.
O próprio nome é um trocadilho, com uma vez que a abreviatura da palavra "Xuexi" - estudar - é Xi - o nome do presidente.
Ao contrário do livro de Mao Tsé-Tung, esta aplicação não é uma coletânea de citações, mas tem como principal objetivo exaltar os méritos do governo chinês.
A app permite ainda ver as notícias dos canais estatais, enviar mensagens que desaparecem depois de lidas, fazer videochamadas e até enviar dinheiro para os amigos. Os utilizadores podem ainda participar em concursos semanais - como um quizz com perguntas sobre Xi Jinping - que dão direito a prémios como o acesso a séries de televisão sobre a história da China.