
Barcelona
Reuters
Em Barcelona, a polícia compareceu em força, esta manhã, junto ao parlamento para travar o protesto do Movimento de 15 Maio e garantir a passagem dos deputados. O presidente do parlamento teve mesmo de deslocar-se de helicópetro.
Corpo do artigo
Depois de uma noite de protesto pacífico contra o debate do orçamento regional, marcado para esta manhã, mais de mil manifestantes formaram uma barreira para impedir a entrada dos deputados.
De acordo com o jornal El Mundo, o uso das forças policiais está a servir para «furar a barreira de mais de mil manifestantes e para abrir o caminho» aos deputados do parlamento da Catalunha, impedindo o boicote do debate.
Cerca de 2500 pessoas do Movimento 15 de Maio (15-M) estão concentradas desde terça-feira nos arredores do parque da Ciutadella, onde se situa o parlamento regional da Catalunha, naquela que é a primeira grande acção de protesto em Barcelona desde que o movimento decidiu abandonar formalmente o acampamento que manteve quatro semanas na Praça da Catalunha.
O objectivo dos manifestantes é impedir os 135 deputados de aceder ao parlamento para debater as propostas de emenda ao orçamento regional da Generalitat (governo da Catalunha) para 2011, que se prevê contenham importantes cortes para cumprir com as metas do défice.