O Parlamento Europeu vai aprovar as novas regras europeias para a rotulagem de alimentos, que passarão a ter mais informação e irão permitir que os consumidores «possam fazer escolhas mais saudáveis».
Corpo do artigo
O valor energético e a quantidade de lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal vão ter de ser obrigatoriamente indicados nas embalagens dos alimentos, de acordo com um novo regulamento que o Parlamento Europeu deverá aprovar na próxima quarta-feira.
A norma actualiza as regras da UE aplicáveis à rotulagem dos géneros alimentícios, fundindo num único diploma legislativo as directivas sobre a rotulagem em geral e a rotulagem nutricional.
Por exemplo, as substâncias que provocam alergias terão de ser incluídas na lista de ingredientes, de modo a que os consumidores as identifiquem com facilidade.
Os eurodeputados também deverão aprovar novas regras para facilitar a execução das sanções contra os automobilistas que tenham cometido uma infracção noutro Estado-membro dos 27.
Ainda na quarta-feira, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, vai apresentar ao plenário o quadro financeiro plurianual 2014-2020 assim como o sistema de recursos próprios propostos pelo executivo comunitário na última quarta-feira.