O desaparecimento do avião da companhia Malaysia Airlines apresenta várias semelhanças com o acidente do voo AF447, da Air France, que desapareceu no Atlântico em junho de 2009.
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As semelhanças:
- Três dias após desaparecer dos radares, o avião ainda não foi localizado. Os destroços do Airbus A330 da Air France foram localizados em abril de 2011, quase dois anos após a queda. Apenas algumas partes do avião, incluindo a cauda, foram recuperados uma semana depois do acidente.
- O desaparecimento ocorreu sobre o mar e durante a noite.
- O número de passageiros (239 passageiros, incluindo 12 tripulantes) é comparável ao do Air France (228 passageiros, 12 tripulantes).
- O Boeing 777-200, assim como o Airbus A330, é considerado uma aeronave muito segura, com um grande número de unidades em serviço e poucos acidentes.
- A tripulação não emitiu qualquer mensagem de socorro. Nada de estranho, de acordo com especialistas em aviação, porque se os pilotos detetaram problemas técnicos, como foi o caso do Air France, concentraram-se em encontrar soluções. Em situações de emergência, enviar uma mensagem de socorro não é uma prioridade.
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As diferenças (ou dúvidas):
- O AF447 deixara vestígios graças às mensagens automáticas ACARS (mensagens de anomalias, falhas ou encerramento do sistema). Vinte e quatro mensagens foram enviadas em quatro minutos. Por enquanto, a companhia Malaysia não informou ter recebido tais sinais. Isso não significa, necessariamente, que não houve mensagens, segundo os especialistas.
- As duas aeronaves estavam na viagem de ida, mas no caso da Malaysia, o desaparecimento ocorreu no início da viagem, o que sugere que o comandante estava, provavelmente, no seu posto. No caso do AF447, o comandante estava a descansar. Voltou ao cockpit pouco antes do acidente.
- As condições meteorológicas no acidente desta semana não eram más, enquanto que o AF447 atravessou uma zona de turbulência significativa.
- O alerta foi dado rapidamente.
- O desaparecimento ocorreu numa área muito mais frequentada: enquanto o AF447 desapareceu numa área não coberta pelos radares, a aeronave da Malaysia desapareceu numa área que se presume ser bem coberta e, provavelmente, muito vigiada porque é partilhada por diferentes nações.
- As águas são menos profundas naquela zona do Sul da China. O avião da Air France submergiu 3.900 metros de profundidade.
- A área de busca é menos distante da costa dos países. No caso do voo Rio-Paris, esta distância dificultou o trabalho de busca.
- O AF447 caiu em águas internacionais, os investigadores franceses foram os responsáveis pelas investigações. No caso do avião da Malaysia, enquanto não descobrirem onde o avião caiu, não saberemos quais são as autoridades competentes, se da Malásia ou do Vietname.