O Liolaemus warjantay é cinza-escuro e as fêmeas têm escamas palpebrais amarelas.
Corpo do artigo
Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto numa área natural protegida de Arequipa, no sul do Peru, revelou esta terça-feira o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp) daquele país.
"A descoberta recente de uma nova espécie de lagarto pela ciência na Reserva Paisagística da Sub-bacia de Cotahuasi, área natural protegida na região de Arequipa, representa uma contribuição valiosa das áreas naturais protegidas do Peru para o mundo", lê-se num comunicado da entidade.
A nova espécie, denominada Liolaemus warjantay, foi identificada no planalto próximo da Cordilheira dos Andes, acima de 4500 metros de altitude, e a descoberta aconteceu há poucas semanas, numa expedição que envolveu especialistas do Peru, Argentina, Chile e Bolívia.
O lagarto tem cor cinza-escuro na parte dorsal da cabeça, escamas palpebrais de cor amarelo-claro, no caso das fêmeas da espécie, e manchas em linhas transversais finas e curvas que formam pequenos motivos circulares nas costas. Além disso, o animal diferencia-se de outras espécies semelhantes por apresentar escamas trífidas na planta das patas e pela ausência de poros na base da cauda.
A reserva paisagística da sub-bacia de Cotahuasi é uma área protegida na região de Arequipa, com uma extensão de 490.550 hectares, onde já foram catalogadas 158 espécies de aves e 280 de lagartos.