Restos humanos foram detetados durante escavações numa região do sul da Sérvia, admitindo-se que a vala possa conter algumas das cerca de 250 vítimas albanesas kosovares mortas durante o conflito servo-kosovar de 1998-99.
Corpo do artigo
«Representantes das autoridades sérvias, do departamento de medicina legal da Eulex e peritos legistas kosovares descobriram os restos humanos durante escavações junto à mina de Rudnica, na região de Raska», indicou a Eulex em comunicado.
O local estava a ser examinado desde 2010 pela Eulex e as autoridades sérvias, que na ocasião admitiam que cerca de 250 albaneses do Kosovo poderiam estar enterrados no local.
Os cadáveres foram inicialmente enterrados em três locais diferentes no Kosovo, antes de serem exumados e transportados para Rudnica, referiu então o procurador sérvio responsável pelos crimes de guerra, Vladimir Vukcevic.
O conflito no Kosovo provocou cerca de 13.000 vítimas, na maioria albaneses kosovares. Mais de 1.700 pessoas permanecem desaparecidas, incluindo cerca de 1.000 albaneses kosovares e centenas de sérvios.