Um desprendimento de pedras com "700 metros cúbicos" obrigou à suspensão de todos os comboios transfronteiriços na linha Chambery-Turin, bem como dos comboios regionais no vale de Maurienne.
Corpo do artigo
As ligações ferroviárias entre França e Itália foram interrompidas até quinta-feira, na melhor das hipóteses, após um enorme desprendimento de pedras no vale de Maurienne, nos Alpes franceses, que também bloqueou algumas estradas, informaram as autoridades locais esta segunda-feira.
As autoridades de Savoie afirmaram que o deslizamento de terras aconteceu às 17h15 de domingo, quando "pedras com um volume total de 700 metros cúbicos" embateram numa barreira de proteção ao longo da estrada RD 1006, que conduz à passagem de Mont-Cenis para o vale italiano de Susa.
O deslizamento de terras obrigou à suspensão de todos os comboios transfronteiriços na linha Chambery-Turin, bem como dos comboios regionais no vale de Maurienne, anunciou o operador ferroviário francês SNCF. O túnel de Frejus, que liga França a Itália sob os Alpes, foi também encerrado a camiões pesados, cujos condutores estão a ser aconselhados a utilizar o túnel do Monte Branco ou a autoestrada A8.
O ministro francês dos Transportes, Clement Beaune, afirmou que o regresso à normalidade dos serviços exigirá "vários dias".
"Após este enorme deslizamento de terras ontem em Maurienne, os nossos serviços estão mobilizados para restaurar o serviço rodoviário e ferroviário o mais rapidamente possível", garantiu nas redes sociais.
1695938350132109812