Identificados 11 casos em Bristol e 32 em Liverpool.
Corpo do artigo
Foram detetadas novas "mutações preocupantes" do vírus SARS-CoV-2 em Inglaterra. O secretário de Estado da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, informou que foram identificados 11 casos em Bristol e 32 em Liverpool, numa altura em que está a ser feito um esforço de testagem porta a porta em oito cidades britânicas por causa da variante sul-africana.
Numa declaração na Câmara dos Comuns esta terça-feira, Matt Hancock sublinhou que "é imperativo que as pessoas fiquem em casa e apenas saiam caso seja absolutamente essencial", acrescentando: "Os testes oferecidos pelas autoridades locais devem ser aceites, porque sabemos que uma em cada três pessoas com coronavírus não apresenta sintomas, mas pode transmiti-lo."
Matt Hancock esclareceu que os testes estão a ser oferecidos a todas as pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, mesmo que já tenham sido vacinadas. Aconselhou também que "qualquer um que tenha de sair de casa para ir trabalhar deve ser testado".
O secretário de Estado da Saúde deixa um aviso: "Se vive numa destas áreas, mas ainda não foi contactado e não tem a certeza se deveria fazer o teste, encorajo-o a visitar o site da sua autoridade local para se informar."
Hancock reiterou que "não há evidências" de que a variante sul-africana seja mais letal, mas acredita-se que seja mais transmissível.
A testagem deve ser agora intensificada em Bristol e Liverpool, locais onde foram identificadas novas variantes do vírus.
13305093