Um homem foi preso esta manhã em Nova Iorque por suspeita de planear um ataque ao Federal Reserve Bank (Banco Central americano), localizado a alguns metros do World Trade Center.
Corpo do artigo
O FBI conseguiu travar um homem, de 21 anos, natural do Bangladesh, que pretendia atacar com uma bomba o Federal Reserve Bank.
O homem foi detido na posse de uma falsa bomba de meia tonelada que a policia lhe vendeu. O FBI conta que o suspeito estava a ser vigiado e nos últimos meses agentes policiais disfarçados venderam-lhe material que não estava em condições de explodir.
Por isso, as autoridades norte-americanas garante que a população nunca esteve em perigo.
Quazi Mohammad Rezwanul Ahsan Nafis encontra-se detido e vai ser presente ainda esta quarta-feira a tribunal.
A história deste ataque falhado
Quazi Nafis foi para os EUA em janeiro deste ano .Em Nova Iorque procurou criar uma ala terrorista da Al-Qaeda a fim de realizar um ataque, o que não sabia é que estava a ser seguido pelo FBI.
O jovem de 21 anos criou uma célula, comprou explosivos, montou o engenho, e colocou-o numa carrinha onde transportou a bomba desde Long Island até à zona financeira de Manhattan, onde se situa o maior dos 12 bancos do Federal Reserve.
Nafis afirmou ter como objetivo de «destruir a América». Na ideia deste alegado terrorista tudo correu lindamente, até ao momento em que usou o telemóvel para acionar o engenho: a bomba de 450 quilos não explodiu.
Só nesse instante foi detido e nesse momento percebeu que um dos elementos do grupo terrorista era um agente do FBI infiltrado, o mesmo que tinha arranjado os falsos explosivos.