Os responsáveis das empresas de construção civil Odebrecht e Andrade Gutierrez foram detidos no âmbito da operação Lava Jato. A Polícia Federal emitiu 59 mandados de detenção, em quatro estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Corpo do artigo
Estas são duas das principais empresas contratadas pela Petrobras. A construtora Norberto Odebrecht já confirmou as buscas da Polícia Federal nos seus escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas não revelou a identidade dos detidos. Também a construtora Andrade Gutierrez já confirmou que está a acompanhar e a colaborar com as autoridades.
Numa conferência de imprensa a Polícia Federal avançou que foram cumpridos 9 dos 12 mandados de detenção. Os detidos vão ser todos transportados para o Estabelecimento Prisional de Curitiba, para prestarem declarações. As autoridades afirmam ter provas concretas, como documentos, de que os presidentes das empresas tinham "domínio completo" de atos que levaram a formação de cartel e fraude em licitações.
A operação Lava Jato foi conhecida em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro, que investiga o escândalo de desvio de dinheiro da estatal Petrobras para as contas de partidos políticos. As autoridades estão a investigar um alegado esquema de branqueamento e desvio de capitais no total 3,2 mil milhões de euros.
No início do ano Graça Foster apresentou a demissão da presidência da Petrobras, uma saída no âmbito da operação Lava Jato. Em abril, o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, da presidente Dilma Rousseff, foi preso. João Vaccari Neto é acusado de ter usado uma empresa gráfica fictícia e a conta da sua mulher para "lavar" dinheiro.
Esta é a 14ª etapa da Operação Lava jato.