Ventos recordes de 300 km/h atingiram os arredores da capital Oklahoma City, destruido pelo menos uma escola e centenas de habitações. O balanço mais recente aponta para 10 mortos.
Corpo do artigo
(Notícia publicada às 00h21, ultima atualização às 01h05, com dados sobre as buscas numa escola)
Um violento tornado, com três quilómetros de largura e ventos recorde de 300 quilómetros/hora, atingiu ao inicio da tarde desta segunda-feira a cidade de Moore, nos arredores de Oklahoma City, provocando o caos e a destruição à sua passagem.
O primeiro balanço aponta para dez mortos e vinte feridos mas este é um número provisório dado o grau de destruição do tornado que atingiu o território.
De acordo com a estação de televisão local KFOR, os corpos de sete crianças foram retirados sem vida dos escombros da escola primária Plaza Towers, completamente destruída pelo tornado. As equipas de socorro acreditam que ainda se encontrem entre 20 a 30 crianças debaixo dos destroços, mas a esperança de encontrá-las com vida é quase nula.
Ainda assim, foi ativada uma restrição temporária de voo na zona, de modo a baixar o nível de ruído e assim permitir às equipas de socorro ouvir crianças que presas nos escombros.
Os trabalhos de socorro estão a ser acompanhados pelos pais, angustiados, mantidos à distância pelas equipas de segurança.
A partir de um helicóptero, a estação de televisão KFOR tem mostrado imagens de dezenas de hectares de completa devastação, com centenas de casas reduzidas a escombros, carros empilhados e pessoas a vaguear pelas ruas sem direção definida.
Também a estação de tratamento de águas local ficou destruída pela passagem do tornado, tendo sido já emitido o alerta para que os habitantes não bebam água.