Dezenas de milhares de pessoas enchiam pelas 12:30 (hora local) a Praça Cibeles e a subida da Rua de Alcalá (Madrid), em frente ao Banco de Espanha e ao Instituto Cervantes, para participarem na "Marcha da Mudança", organizada pelo partido Podemos.
Corpo do artigo
A praça e ruas adjacentes estavam pelas cerca das 11:30, hora em Lisboa, pintadas de roxo com os cartazes do Podemos.
[youtube:uAr_dsKcboI]
Angel, um cidadão de Alicante, de 37 anos, juntou-se à manifestação do Podemos com a família, porque acredita que Espanha precisa de mudar, que as políticas do Governo de Mariano Rajoy estão comprovadamente erradas.
Quanto às ideias de Pablo Iglesias e do Podemos, sabe pouco: «principalmente acredito que é preciso uma limpeza da classe politica em Espanha. É isso que o Iglesias diz e eu acredito nisso».
O aparato policial na manifestação não é muito intenso, mas há polícias em frente aos principais edifícios ligados ao poder local, como a Câmara Municipal de Madrid, bem como um helicóptero a sobrevoar em permanência o espaço da manifestação, que decorre com tranquilidade.
Juntaram-se à marcha pessoas vindas de todos os lados de Espanha. O Podemos conseguiu reunir 260 autocarros, com 40 lugares cada um.