Pelo menos 23 pessoas foram resgatadas com vida depois de terem sido arrastadas pela corrente, mas ainda há desaparecidos.
Corpo do artigo
Há pelo menos 10 pessoas mortas depois de, esta segunda-feira, o rio Raganello ter transbordado na região de Calábria, Itália. Ao todo, nas operações de resgate foram recuperadas com vida 23 pessoas, 11 delas feridas.
O rio galgou as margens depois das fortes chuvas que atingiram a região, apanhando desprevenido um grupo que fazia uma caminhada no parque nacional Pollino.
Segundo a ANSA, agência de notícias italiana, 23 pessoas foram resgatadas depois de terem sido arrastadas pela corrente e os 11 feridos tiveram de ser hospitalizados. Entre eles, está uma menina de 9 anos que teve de ser sedada e permanece com prognóstico muito reservado.
"O desfiladeiro encheu-se de água rapidamente e as pessoas foram catapultadas como balas. Algumas acabaram a três quilómetros do vale", descreveu Carlo Tansi, representante do departamento de proteção civil de Calabria.
As buscas decorreram no terreno durante a noite e vários helicópteros foram acionados no início da manhã. Este é um local de difícil acesso, com passagens estreitas e inúmeros obstáculos.
Ainda não são conhecidas as nacionalidades das 10 vítimas mortais.
As gargantas do rio Raganello formam uma área natural protegida que se estende ao longo de 1.600 hectares, com um desfiladeiro de 13 quilómetros. É um percurso aconselhado apenas para caminhantes experientes e durante algum tempo esteve mesmo interditado.
(Notícia atualizada às 16h56)