Vários objetos e estrelas de David em bronze foram roubados. O autarca de Charleroi fala em "antissemitismo".
Corpo do artigo
O burgomestre de Charleroi, Paul Magnette, informou na quinta-feira que pelo menos 85 túmulos do cantão judeu de um dos cemitérios da cidade foram profanados e vários objetos e estrelas de David em bronze roubados.
Em comunicado, o autarca adiantou que "o local escolhido e o roubo de numerosas estrelas de David deixam pouca dúvida sobre a natureza antissemita das intenções" e que já tinha instruído os seus serviços para avisarem as famílias.
Das profanações foram descobertas na quarta-feira pelo coveiro do cemitério de Marcinelle, um bairro de Charleroi. Os factos remontariam à noite anterior.
A autarquia apresentou queixa e foi aberto um inquérito.
A Bélgica constata uma subida de ações antissemitas desde o desencadear da guerra entre Israel e o Hamas, em 07 de outubro.
"O antissemitismo é um mal que se deve continuar a combater com todas as forças", disse hoje Paul Magnette, que também preside ao Partido Socialista francófono.