
REUTERS
Presidente interino da Venezuela anunciou a chegada de ajuda humanitária de vários milhões de dólares proveniente da Alemanha e do Canadá.
Corpo do artigo
O autoproclamado Presidente interino da Venezuela agradeceu esta segunda-feira o apoio de mais de 15 estados europeus. Numa conferência de imprensa em Caracas, Juan Guaidó falou num dia histórico.
"Este dia 4 de fevereiro será recordado como o dia em que o mundo reconheceu a luta na Venezuela, o reconhecimento a cada venezuelano que nunca deixou de acreditar", disse o Presidente interino.
1092470055940452352
Juan Guaidó anunciou a ajuda humanitária da Alemanha, no valor de 6 milhões de dólares e do Canadá, que vai doar 53 milhões. O Presidente interino temem "a possibilidade de confiscarem e roubarem a ajuda humanitária", pedindo ao povo "uma grande mobilização para defender" esse apoio.
1092474973644414976
O líder da oposição ao regime de Nicolás Maduro tem usado as redes sociais para agradecer o apoio dos vários países europeus, incluindo Portugal.
Gracias al Gobierno de Portugal por su respaldo a esta solución pacífica a la crisis en Venezuela.
- Juan Guaidó (@jguaido) 4 de fevereiro de 2019
Nuestra lucha es por el rescate de la democracia, la ayuda humanitaria inmediata y la reconstrucción del país.#EuropaEstáConVzla https://t.co/dVPwcJnZyF
Portugal, Espanha, Reino Unido, Suécia, Dinamarca e França reconheceram esta segunda-feira o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela como Presidente interino, após ter expirado o prazo de oito dias para que o presidente Nicolás Maduro convocasse eleições presidenciais.
Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido tinham dado oito dias a Maduro para convocar eleições, um prazo que terminou no domingo.
"Será feito aquilo que o ultimato diz, que é reconhecer a autoridade do presidente da Assembleia Nacional [Juan Guaidó], nos termos da Constituição venezuelana", disse na sexta-feira Augusto Santos Silva.