No início da semana foram registados casos semelhantes em Copenhaga e Oslo
Corpo do artigo
O Aeroporto de Aalborg, no norte da Dinamarca, foi encerrado esta noite após ser sobrevoado por drones, anunciou a polícia local, num caso semelhante aos registados na segunda-feira em Copenhaga e Oslo.
Numa publicação no X, a Polícia de Nordjyllands afirmou que "foram avistados drones perto do Aeroporto de Aalborg e o espaço aéreo está fechado”, dando ainda conta de investigações em curso no local.
A mesma fonte referiu que foram avistados mais do que um destes aparelhos aéreos não tripulados, com as luzes acesas, e que não se sabe se eram os mesmos que se aproximaram do Aeroporto de Copenhaga, o maior do país, no início da semana.
A polícia nacional da Dinamarca informou estar a receber notificações de ‘drones’ noutras partes do país e que as Forças Armadas dinamarquesas também foram afetadas, uma vez que utilizam o Aeroporto de Aalborg como base militar.
As chegadas e partidas do aeroporto civil foram interrompidas após o incidente, com pelo menos quatro voos afetados, incluindo dois aviões da SAS, um da Norwegian e um da KLM, informou um porta-voz do aeroporto citado pela Sky News.
Aalborg é a quarta maior cidade da Dinamarca em termos de população.
O incidente ocorreu após o Aeroporto de Copenhaga ter interrompido as suas operações no início desta semana, também após avistamento de drones.
O governo do país afirmou que este foi o ataque mais grave até à data contra uma infraestrutura crítica do país e ligou os ‘drones’ a uma série de suspeitas de incursões de aparelhos não-tripulados russos e outras perturbações em toda a Europa.
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse "não poder negar" que os drones avistados em Copenhaga fossem operados pela Rússia.
As autoridades norueguesas também fecharam na segunda-feira o espaço aéreo do aeroporto de Oslo durante três horas, após um ‘drone’ ter sido avistado no local.
As autoridades da Noruega e da Dinamarca estão em contacto próximo sobre os incidentes em Copenhaga e Oslo, mas a investigação ainda não estabeleceu uma ligação, disse na quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega.
A Rússia tem negado qualquer responsabilidade sobre as incursões de 'drones', mas a NATO alertou Moscovo na terça-feira de que a "escalada" deve parar e assegurou que estava pronta para se defender, por todos os meios.
Também este mês, a Polónia, a Roménia e a Estónia denunciaram a violação do seu espaço aéreo por aeronaves russas.
Na noite de 09 para 10 de setembro, cerca de doze 'drones' entraram no espaço aéreo da Polónia e aviões de combate abateram três deles, no primeiro evento incidente deste género na história da Aliança (NATO) desde a sua criação, em 1949.