Cidadãos da Dinamarca já não vão receber vacina da AstraZeneca.
Corpo do artigo
A Dinamarca decidiu suspender definitivamente a administração da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, tornando-se o primeiro país europeu a tomar uma decisão semelhante, devido aos possiveis efeitos secundários "raros, mas graves".
"A campanha de vacinação da Dinamarca vai continuar sem a vacina AstraZeneca", anunciou esta quarta-feira o diretor da Autoridade de Saúde Dinamarquesa, Soren Brostrom, citado pela AFP.
A Dinamarca tinha adquirido 2,4 milhões de vacinas desta farmacêutica, mas o uso já estava, desde 11 de março, temporariamente suspenso. A decisão de excluir completamente esta vacina vai atrasar o plano de vacinação do país entre duas e três semanas.
As quase 150.000 pessoas que receberam a primeira dose dea AstraZeneca receberão uma vacina de outra farmaceutica na segunda dose..
TSF\audio\2021\04\noticias\14\19_helder_fernandes_2
Depois de terem suspendido temporariamente o uso da vacina, vários países, incluindo Portugal, optaram por recomendar a inoculação apenas para pessoas com mais de 60 anos, idade a partir da qual não houve uma associação entre a vacina e a formação de coágulos sanguíneos.
13568628
A Agência Europeia do Medicamento concluiu que existe uma possível ligação entre a vacina da AstraZeneca e a ocorrência de fenómenos, em casos raros. No entanto, não foi recomendada a suspensão desta vacina por se considerar que os benefícios globais superam os riscos de efeitos secundários.
13546180
A Dinamarca decidiu ainda suspender temporariamente a vacina da Johnson & Johnson, enquanto se aguardam novas investigações sobre uma possível ligação também desta vacina com casos raros de coágulo sanguíneos.
13567740