Passaporte vai indicar quem foi vacinado contra a Covid-19 e deverá entrar em vigor nos próximos três a quatro meses.
Corpo do artigo
A Dinamarca vai ser o primeiro país a emitir um passaporte digital a comprovar a vacinação contra a Covid-19. O ministro dinamarquês da Taxação, Morten Bødskov, anunciou, esta quarta-feira, que o documento está já a ser preparado e deverá ficar pronto dentro de três a quatro meses.
O passaporte digital será uma espécie de passe que poderá estar disponível no telemóvel, comprovando que o portador já foi vacinado contra o coronavírus.
O Governo dinamarquês acredita que este passaporte será uma garantia extra, quando o país reabrir, e espera que o exemplo sirva para o resto do mundo.
Apesar do anúncio já ter sido feito pelo Executivo dinamarquês, a medida divide a população na Dinamarca.
Um estudo recente mostra que quase metade dos dinamarqueses defende que o passaporte digital deve funcionar como um bilhete de entrada para restaurantes e cafés, mas cerca de 30% mostra-se contra a ideia.
A pandemia de Covid-19 já provocou, pelo menos, 2.253.813 mortos resultantes de mais de 103,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
13313696