O director da CIA, Leon Panetta, deverá passar a chefiar o Pentágono, sucedendo a Robert Gates, e ser substituído nas actuais funções pelo general David Petraeus, noticiaram as cadeias de televisão norte-americanas ABC e NBC.
Corpo do artigo
As designações deverão ser anunciadas na quinta-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segundo as televisões, que não citam fontes.
A reestruturação deverá também incluir a nomeação do general John Allen, atual subcomandante do Centcom, para suceder a Petraeus no comando das forças aliadas no Afeganistão.
O actual embaixador norte-americano em Cabul, Karl Eikenberry, também vai abandonar o cargo, sendo substituído por Ryan Crocker, um diplomata de carreira que já chefiou a embaixada dos Estados Unidos no Iraque.
Nomeado por Obama, Leon Panetta dirige a Agência Central de Informações (CIA) desde 2009.
O general Petraeus substituiu o general Stanley McChrystal no comando das forças no Afeganistão há cerca de um ano, na sequência de uma entrevista muito crítica da administração à revista Rolling Stone.
Robert Gates, que transitou da administração de George W. Bush para a de Obama, anunciou no Verão passado que gostaria de se retirar em 2011.