Dois homens considerados culpados de homicídio involuntário de vietnamitas no Reino Unido
Dupla estava a ser julgada desde o início de outubro pelo Tribunal Criminal de Old Bailey, em Londres.
Corpo do artigo
Dois homens julgados no caso do camião frigorífico, no qual 39 migrantes vietnamitas foram encontrados mortos em 2019 no Reino Unido, foram considerados culpados esta segunda-feira de homicídio involuntário por um tribunal de Londres.
Gheorghe Nica, 43 anos, acusado de ser um importante organizador de tráfico humano, e Eamonn Harrison, um camionista de 24 anos que acompanhou parte da viagem do camião com os vietnamitas, estão a ser julgados desde o início de outubro pelo Tribunal Criminal de Old Bailey, em Londres.
Os dois acusados contestaram as acusações de homicídio involuntário. As suas sentenças serão pronunciadas posteriormente e os dois arriscam pena de prisão perpétua.
11489644
Em 23 de outubro de 2019, os corpos de 31 homens e oito mulheres, incluindo dois adolescentes de 15 anos, foram encontrados numa na área industrial de Grays, no leste de Londres. O contentor veio do porto belga de Zeebrugge.
As vítimas morreram de asfixia e de hipertermia, devido ao calor e à falta de oxigénio no espaço fechado do contentor.
Os dois principais suspeitos, Maurice Robinson, que dirigia o caminhão quando os corpos foram encontrados, e Ronan Hughes, um norte-irlandês de 40 anos suspeito de ter organizado os motoristas envolvidos no tráfico, confessaram-se culpados e terão uma audiência posterior para determinar a sua sentença.
Muitas das vítimas desta tragédia eram de uma região pobre no centro do Vietname, onde famílias fazem dívidas de milhares de dólares para enviar um dos seus para o Reino Unido, por canais clandestinos, na esperança de encontrarem um emprego lucrativo.